O índice de contratação de seguros para automóveis apresentou queda pelo terceiro mês consecutivo. Em julho, a redução foi de 3,2% em relação a junho (6%). Na comparação com os últimos 12 meses, esse recuo foi de 9,1%.
Os dados são do Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA), um estudo realizado pela TEx com o objetivo de acompanhar o preço do seguro de automóveis e produzido com base nos dados do TEx Analytics, uma ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela empresa.
Segundo Emir Zanatto, presidente da TEx, a queda no valor das apólices no mercado de seguro auto está diretamente ligada às variações de preços dos veículos, que têm sofrido redução nos últimos meses.
A queda nos preços dos automóveis também foi registrada pelo Índice de Preço de Veículo (IPV), elaborado pela companhia. Em julho deste ano, os preços apresentaram uma queda de 5,1% comparado ao mesmo período do ano passado, atingindo o valor médio de R$ 94,9 mil. Em 2022, esses preços estavam na faixa de R$ 100 mil.
“Isso reforça o argumento de que o preço em geral dos veículos está em movimento de queda há pelo menos 12 meses”, diz Zanatto, acrescentando que outros fatores que corroboram para a redução dos valores são as quedas nos índices de roubo e furto e na menor demanda por veículos, após um “longo período de alta nos últimos anos”.