Em teleconferência sobre os resultados da Itaúsa (ITSA4) nesta terça-feira (21), o CEO da holding, Alfredo Setubal, destacou a intenção da administração de voltar a elevar o patamar de distribuição do lucro líquido da companhia aos acionistas (payout).
Atualmente, os dividendos da Itaúsa vivem um ‘vale’ no gráfico, após anos áureos em que o payout havia sido relativamente elevado em razão de um contexto de capital excessivo.
Nos últimos anos, contudo, a companhia seguiu repassando integralmente os dividendos recebidos do Itaú Unibanco (ITUB4) – que representa 85% do portfólio de empresas – e diversificou o número de companhias não financeiras.
“A Itaúsa vem distribuindo entre 35% e 40% do seu lucro como proventos, mas entre 2017 e 2019 nós pagamos muito dividendos, tínhamos um excesso de capital e a carteira de crédito não vinha tão acelerada assim, resultando em distribuições muito generosas”, disse Setubal, CEO da Itaúsa.
“É possível que ao longo dos próximos anos que as investidas paguem mais proventos. Estamos em um certo vale, mas acho que vamos voltar ao payout histórico nos próximos anos”, completou.
Além disso, o executivo destacou que a bonificação de ações deve ser um instrumento cada vez mais recorrente, e uma delas ocorre justamente em breve, sendo uma oportunidade para os investidores de ITSA4 de atualizarem o preço-médio dos papéis e pagarem menos Imposto de Renda.
Muitos investidores buscam uma abordagem estratégica ao investir em ações que distribuem dividendos. Cézar Nascimento, um empresário, criou uma técnica de precificação que ajuda os investidores a identificar ações subvalorizadas com grande potencial de retorno.
A técnica se baseia em uma análise meticulosa dos dados financeiros e fundamentais das empresas, bem como em uma avaliação cuidadosa. Cézar destaca que investir em ações que pagam dividendos é uma das maneiras mais eficazes de alcançar a independência financeira e acumular riqueza a longo prazo. Ele ressalta que uma abordagem disciplinada é fundamental para o sucesso dessa estratégia.