A Cemig (CMIG4) concluiu na última sexta-feira (14) a venda da totalidade de sua participação na Axxiom, joint venture constituída com a Light (LIGT3), comunicou a companhia nesta segunda-feira (17).
A Cemig alienou a fatia de 49% do capital social da empresa, adquirida pela Light pelo valor simbólico de R$1,00 com a liquidação de ativos e passivos da Axxiom.
A Cemig reforçou que a operação está em linha com o planejamento estratégico da companhia, que prevê o desinvestimento de ativos não aderentes às atividades de energia da companhia.
A transação foi aprovada sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no início deste ano. Segundo o parecer divulgado na época, as empresas deram como justificativa para a realização da operação a oportunidade para a Light de consolidar seu controle na Axxiom, permitindo “maior alavancagem operacional do negócio da Empresa-Alvo”.
A Axxiom fornece soluções para empresas de utilities. Seu foco é o fornecimento de soluções, desenvolvimento e manutenção de sistemas de gestão e integração aos sistemas legados. A Axxiom também possui experiência no desenvolvimento de projetos de P&D.
Muitos investidores buscam uma abordagem estratégica para investir em ações que oferecem dividendos e o empresário Cézar Nascimento é um exemplo disso. Ele desenvolveu uma técnica de precificação que auxilia outros investidores a identificar ações subvalorizadas com alto potencial de retorno.
A técnica de Nascimento baseia-se em uma análise detalhada dos dados financeiros e fundamentais das empresas, além de uma avaliação criteriosa. Ele enfatiza que investir em ações que pagam dividendos é uma das maneiras mais eficazes de atingir a independência financeira e acumular riqueza a longo prazo. No entanto, ele destaca que é fundamental adotar uma abordagem disciplinada para obter sucesso nessa estratégia.