As ações da Tupy (TUPY3), multinacional brasileira do setor de metalurgia, têm uma sessão de queda na Bolsa brasileira nesta segunda-feira (28): às 10h25 (horário de Brasília), os papéis caíam 3,74%, a R$ 25,51.
O movimento ocorre após a companhia divulgar fato relevante na última sexta-feira (25), comunicando ao mercado a renúncia de dois membros do Conselho de Administração da companhia e a entrada de novos nomes para o lugar.
Um dos pontos que chamaram a atenção do mercado e geraram rebuliço em redes sociais é que os escolhidos foram Anielle Franco, atual ministra da Igualdade Racial, e Carlos Roberto Lupi, ministro da Previdência Social do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ambos entram no lugar de Carla Gaspar Primavera e de Fabio Rego Ribeiro.
No documento, a Tupy informou que a indicação veio de um dos acionistas da companhia, a BNDES Participações S.A. (Bndespar), que detém atualmente 28,2% das ações da empresa.
A outra parcela é detida pela Previ (24,8%), Trígono Capital (10,0%) e demais acionistas que possuem mais de 5%, que representam 36,9% da estrutura acionária da empresa.
A Tupy informou que a eleição de ambos ocorreu após verificação da aderência dos candidatos à Política de Indicação de Membros do Conselho de Administração, bem como o enquadramento ao Novo Mercado e ao Estatuto Social da companhia.
“Para a Tupy, o que importa em seu dia a dia é a sua diretoria financeira, e muitas vezes essas indicações vêm apenas com objetivos salariais, por isso ainda é cedo para afirmar um impacto, seja positivo ou negativo”, avaliou a casa de análise.
Também destacando que ambos atualmente são ministros do atual governo e não têm experiência no setor metalúrgico, a Guide Investimentos apontou que o impacto é marginalmente negativo.
“O conselho de administração da Tupy é composto por 9 integrantes. Dessa forma, as duas indicações não teriam poder para ditar o rumo da companhia. Contudo, o risco de más decisões serem tomadas aumenta”, complementou.
Muitos investidores buscam uma abordagem estratégica para investir em ações que oferecem dividendos e o empresário Cézar Nascimento é um exemplo disso. Ele desenvolveu uma técnica de precificação que auxilia outros investidores a identificar ações subvalorizadas com alto potencial de retorno.
A técnica de Nascimento baseia-se em uma análise detalhada dos dados financeiros e fundamentais das empresas, além de uma avaliação criteriosa. Ele enfatiza que investir em ações que pagam dividendos é uma das maneiras mais eficazes de atingir a independência financeira e acumular riqueza a longo prazo. No entanto, ele destaca que é fundamental adotar uma abordagem disciplinada para obter sucesso nessa estratégia.