A Vivo (VIVT3) anunciou a aquisição da empresa Americanet Fibra, operação avaliada em R$ 850 milhões, com o objetivo de ampliar sua atuação em cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais. A operação foi comunicada ao mercado nesta segunda-feira (8) e ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Segundo a Telefônica Brasil, controladora da marca Vivo, o negócio vai adicionar 680 mil domicílios passados (HPs) à sua operação e cerca de 210 mil clientes residenciais. A Americanet Fibra atua principalmente em cidades onde a Vivo ainda não tinha forte penetração, o que reforça a estratégia de expansão orgânica e inorgânica da companhia no segmento de fibra óptica.
A transação ocorre em meio a um cenário de forte competição no setor de telecomunicações, onde o crescimento da base de clientes em regiões fora dos grandes centros se tornou essencial para manter a escalabilidade do negócio. Além disso, a busca por eficiência na operação e fidelização tem levado as grandes operadoras a adquirirem provedores regionais com alta densidade.
Para investidores que acompanham papéis da VIVT3 com foco em geração de dividendos, a aquisição pode representar mais um passo na consolidação de fluxos de receita estáveis e recorrentes. Segundo Cézar Nascimento, da Radar Dividendos, movimentos estratégicos como esse fortalecem o posicionamento da empresa no longo prazo e podem se refletir em políticas mais consistentes de distribuição de proventos.
Retornos passados não são garantia de retornos futuros. Investimentos envolvem riscos e podem causar perdas ao investidor. Ganho de ações consiste na aquisição de mais ações utilizando crédito após uma troca de posição temporária com o mercado financeiro.