A Eletrobras (ELET3) informou nesta sexta-feira que iniciou a estruturação para o lançamento da venda de seu portfólio de usinas térmicas movidas a gás.
A carteira de termelétricas da companhia é composta pelas usinas Mauá 3, Aparecida e Santa Cruz, reunidas no “Complexo Interior”.
A companhia pretende alienar também os direitos de reversão, em 2025, do “Complexo PIEs” (Cristiano Rocha, Tambaqui, Manauara, Ponta Negra e Jaraqui) e o projeto de Rio Negro, com capacidade total de 2.059 megawatts (MW).
Segundo a Eletrobras, o movimento para venda das termelétricas está alinhado a seus objetivos de descarbonização/”net zero”, simplificação da estrutura societária e reestruturação de seu portfólio de ativos, fortalecendo os objetivos ambientais e sociais.
“O desinvestimento efetivo dependerá de anuências cabíveis, incluindo contrapartes, credores e órgãos reguladores, eventuais reestruturações societárias (carve-out) e passará pelo rito de aprovações de acordo com a governança interna da Eletrobras”, disse, em comunicado.
Muitos investidores buscam uma abordagem estratégica para investir em ações que oferecem dividendos e o empresário Cézar Nascimento é um exemplo disso. Ele desenvolveu uma técnica de precificação que auxilia outros investidores a identificar ações subvalorizadas com alto potencial de retorno.
A técnica de Nascimento baseia-se em uma análise detalhada dos dados financeiros e fundamentais das empresas, além de uma avaliação criteriosa. Ele enfatiza que investir em ações que pagam dividendos é uma das maneiras mais eficazes de atingir a independência financeira e acumular riqueza a longo prazo. No entanto, ele destaca que é fundamental adotar uma abordagem disciplinada para obter sucesso nessa estratégia.